Vamos iniciar nosso primeiro Tutorial de Unity 2D! Nesse nosso primeiro contato com a ferramenta da Unity vamos planejar aqui como será nosso jogo, a instalação, iniciar um projeto e nos familiarizar com a tela do Unity, beleza?
Pretendo fazer com vocês três tutorias de Unity 2D, com jogos diferentes. O primeiro, penso em algo ao estilo Mario ou Wonder Boy, um jogo de plataforma que você precisa chegar ao seu destino final cruzando por inimigos. O segundo, um jogo de nave no estilo bem retro mesmo. E no ultimo, acho que um jogo educativo. Com esses três diferentes tipos de jogos, acredito que você já estará apto a construir qualquer jogo 2D, mas é logico que precisará estudar e quebrar a cabeça em alguns momentos, porém já terá a noção básica do Unity 2D.
Em nosso primeiro jogo, vamos ter o nosso herói que deve cruzar o cenário para chegar ao seu destino enfrentando monstros. E é claro para não ficarmos desprotegidos, que tal nosso herói ser um mago capaz de usar magia? Boa ideia, né? Então bora lá, a primeira coisa que eu irei apresentar não é o Unity, mas sim uma ferramenta para criar o sprite(desenhos) de nosso herói caso você não já possua um ou não tenha habilidade em desenhar como eu.
Character Creator Studio (RMVX) – Download
Quem alguma vez já mexeu em RPG Maker, vai se familiarizar com está ferramenta, pois é a mesma. A ferramenta é bem simples, você vai navegando nas opções e formará a aparência de seu personagem. Após decidir que a aparência está completa, clique em “Save” e você terá o sprite do seu herói. Caso não consiga ou não queira baixar o programa, poderá utilizar o seguinte sprite que vou utilizar no jogo ou buscar um qualquer no Google que lhe agrade (Existe aos montes).
Ideia em mente, personagem criado, agora vamos baixar o Unity.
Clique na opção de download e baixe a ferramenta de desenvolvimento de jogos do Unity. Ela é bem grande, pesa 1GB, então é bom ter um pouco de paciência. Após baixar e instalar você será levado a seguinte tela:
Esta tela é para você ativar a sua licença do Unity, você pode adicionar uma licença existente, ativar a versão free ou ativar a versão profissional por 30 dias. No nosso caso, usaremos a segunda opção: “Activate The free Version of Unity”. Pois não existe necessidade de termos a versão profissional agora.
Na próxima tela, será solicitado que você adicione seu email e senha. Caso ainda não possua uma conta no Unity é a hora de criar. Nada complicado, apenas as informações básicas de sempre. Concluindo seu cadastro e ativação do Unity, agora será apresentada a tela para você criar seu primeiro projeto.
Escolha aonde você quer salvar seu projeto e em “Setup defaults for”, escolha a opção 2D. Essa opção vai fazer com que o Unity já configure todas as variáveis e telas que nós vamos precisar para a construção do jogo. A opção “Import the following packages” serve para importar recursos padrão do Unity ou que você baixou/comprou da loja, mas para nosso tutorial não iremos marcar nada.
Criado o novo projeto você irá ser levado a uma tela parecida com essa:
A localização das abas poderá ser mudada para o que achar melhor em sua resolução. Eu gosto de trabalhar com ela da seguinte forma. Game na parte superior, Console, Animation, Animator e Scene na parte inferior. Hierachy, Project e Inspector do lado direito. Pois da seguinte forma você terá uma visão completa de tudo. Já você, pode arrumar como achar melhor, mas uma dica que eu lhe dou é que deixe de uma forma que você possa analisar ao mesmo tempo a aba Game, Scene e Hierachy, pois são de extrema importância para você analisar como o jogo esta se comportando.
Caso uma dessas abas não estejam aparecendo para você (Acredito que Animator, não estará), você poderá habilita-la na barra de ferramentas lá em cima na opção Window. Tudo ok? Então vamos à explicação do que é cada uma:
Game
Nesta aba com fundo azul, é onde você irá visualizar como o jogo estaria rodando caso estivesse pronto. Ao clicar na opção Player o jogo iria começar e ser executado nesta aba.
Scene
Esta tela é bem parecida com a aba de Game. Nela você poderá visualizar e editar o comportamento dos objetos no jogo. Por isto que recomendo que você tenha esta aba e aba Game de forma que possa observar as duas. Nesta aba você poderia aumentar o tamanho de um personagem, aproximar a câmera e ver como iria influencia na aba Game.
Animation
Como estamos trabalhando com imagens, as animação irão ocorrer em frames parecido com o Flash ou outras ferramentas da Adobe (After Effects). Aqui vamos poder adicionar várias imagens para o personagem executar uma animação.
Animator
Nesta Aba que você não estará vendo nada, será onde iremos decidir qual a animação que deve ser realizada pelo personagem. Correr, Anda, Pular… Esta aba e a Animation trabalham juntas. A Animation você cria a animação e Animator você informa qual e quando deve ser executada.
Console
Se você alguma vez já mexeu com programação, deve saber para que serve esta aba. Na Aba console é onde nós vamos ter todas as informações do que esta acontecendo no jogo em forma de texto, os erros que ocorreram e debug (Depois explico melhor para que nunca programou) que ocorrem.
Heirachy
Na aba Heirachy será possível visualizar todos os objetos que estão ativos no jogo. No momento você irá apenas ver o objeto “Main Camera”, responsável pela visão do jogador. Depois esta aba vai ficar cheia com os objetos do cenário, inimigos e o herói.
Project
A aba Project é aba que contem todos os arquivos do seu projeto. Todas as imagens, scripts, música, prefabs, sprites, pastas… Ela é a estrutura das pastas do seu projeto, podemos dizer assim. Ao clicar com o botão direito na aba Project você verá a opção One Column Layout ou Two Column Layout. No meu exemplo está One Column Layout, no de vocês deve estar inherit; margin: 0px; padding: 0px; vertical-align: baseline;">
Inspector
O Inspector é uma das abas mais importantes, por isto que deixo uma coluna inteira para ele. Nesta aba é onde vamos editar e adicionar os atributos de objeto do nosso jogo. Caso clique em “Main Camera” na aba Hierachy, você irá ver todos os atributos da câmera que poderão ser trabalhos como a posição da câmera, distância, claridade, a cor do fundo vazio.
Estas são as principais abas que iremos utilizar com certa frequência no desenvolvimento de nossos jogos. Ainda existem muitas outras, mas irei apresentando estas outras quando a gente for usa-las, pois não são tão comuns assim. Quanto a estas também pode ficar tranquilo, à medida que a gente for usando vai ficar mais claro para vocês o que cada uma destas faz, caso não tenha entendido direito.
Irei finalizar essa primeira parte do tutorial por aqui, para não misturar os assuntos. Na semana que vem iremos colocar nosso personagem criado no projeto, entender um pouco da física do jogo, gerar os comandos para movimenta-los (Usaremos nessa parte um pouco de programação em C#), uma pequena explicação de orientação objeto para quem nunca programou e como gera as animações do personagem andando.
Créditos ao: Jogos Indies
Créditos ao: Jogos Indies
ConversãoConversão EmoticonEmoticon